Chuva no Natal? Apenas nas ilhas; continente terá ‘céu geralmente limpo

Partilhe esta notícia

A véspera e o dia de Natal vão ser marcados por um anticiclone a nordeste dos Açores que também afetará Portugal continental e a Madeira.

Este Natal só chove nas ilhas. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que o anticiclone localizado a nordeste do arquipélago dos Açores provoque “precipitação nas ilhas do grupo ocidental” e chuva “por vezes forte e acompanhada de trovoadas” na Madeira.

Em Portugal continental não chove, mas pode ver-se “alguma nebulosidade no nordeste transmontano e na Beira Alta durante as noites e manhãs”.

“Há condições para formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns vales dos rios das regiões Norte e Centro, nomeadamente no nordeste transmontano e na Beira Alta, em especial no dia 25”, alerta o IPMA num comunicado.

O vento será fraco a moderado, mas poderá soprar “temporariamente forte nas terras altas”, sobretudo esta terça-feira, dia 24.

A temperatura mínima vai variar entre os 5 e 8 graus e a máxima entre os 15 e os 18, “dentro do expectável para a época do ano”.

No Norte e Centro “há condições para a formação de geada”.

“Na costa ocidental, as ondas serão de noroeste com 2,5 a 3,5 metros de altura significativa, diminuindo gradualmente para 1 a 2 metros a partir de dia 24. Na costa sul, as ondas serão de sueste inferiores a 1 metro, aumentando para 1 a 1,5 metros no dia 24”, avisa o IPMA.