Dez pessoas da mesma família morreram – entre eles, um lusodescendente. Esta não foi a primeira vez que a família brasileira foi afetada por um incidente do género. Lula da Silva reagiu ao incidente, manifestando “solidariedade” para com a família.
Um avião de pequeno porte com capacidade para dez pessoas caiu em Gramado, uma cidade turística brasileira. A bordo seguiam 10 pessoas da mesma família e ninguém sobreviveu. Ainda esta manhã de segunda-feira, o Governo português confirmou a existência de um lusodescendente entre as vítimas.
A queda do avião
A avioneta caiu cerca de 10 minutos depois de ter levantado voo. Este partiu de Canela, cidade que fica junto a Gramado, com destino ao interior de São Paulo.
Na queda atingiu uma chaminé de um prédio, uma loja de móveis e também uma pousada, causando depois um incêndio. Há registo de cerca de uma dezena de pessoas que precisou de receber assistência médico, estando duas em estado grave.
Quem era o piloto (e o dono) da aeronave?
A aeronave estava a ser pilotada por Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi. O homem era CEO e sócio da empresa ‘Galeazzi & Associados’, referência em gestão de crise e reestruturação de negócios.
Queda de avião em Gramado deixa 10 mortos ️ Entre as vítimas da queda do avião em Gramado estão Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, sua esposa, três filhos, irmã, cunhado, sogra e duas outras crianças https://t.co/OaiKAccUCG #Gramado pic.twitter.com/pPE2eKrfFT— Jornal SERRANOSSA (@serranossa) December 22, 2024
Luiz Cláudio viajava com a mulher, três filhas, a irmã, o cunhado a sogra e duas crianças. O momento em que todos subiam a bordo ficou registado num vídeo captado pelas imagens de videovigilância.
Sogra do empresário Luiz Cláudio Galeazzi, dono e piloto do avião que caiu neste domingo (22) em Gramado (RS), Lilian Natucci postou esta foto há dois dias nas suas redes sociais, com netas e bisnetos. Das 10 pessoas no avião, sem sobrevivente, seis estão na foto. pic.twitter.com/sOXsYUYXwK— Eliana Lima (@elianalima) December 23, 2024
Um cidadão português estava entre as dez vítimas mortais, confirmou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Na mesma mensagem o ministério lamenta “a morte de um cidadão português no acidente de Gramado, no Brasil”, que estava registado no Consulado Geral de São Paulo.
Família marcada pela tragédia
Esta não é a primeira vez que a família Galeazzi fica de luto na sequência de um acidente aéreo.
Em 2010, a mãe do piloto, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, também morreu vítima de um acidente aéreo, revela a imprensa brasileira. O avião bimotor em que esta seguia caiu na região de Sorocaba, interior de São Paulo.
Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião em causa estava no nome de Luiz Cláudio.
Causa do acidente por apurar
A aeronave caiu numa das mais movimentadas de Gramado, tendo embatido numa chaminé. Segundo o G1, não se sabe ainda o que provocou a queda do avião, se foi uma falha mecânica, um erro do piloto ou algo externo relacionado com as condições climatéricas.
Contudo, sabe-se que as condições climatéricas não eram as mais adequadas para voar, sendo que havia muito nevoeiro.
A perícia vai analisar o que sobrou do avião após a retirada dos corpos.
Um turista que se encontrava na pousada atingida por uma avioneta este domingo em Gramado, no Brasil, descreve o momento como uma “cena de filme de terror”.
O presidente brasileiro, Lula da Silva, manifestou a sua “solidariedade” para com os familiares e garantiu que as autoridades estão a trabalhar para esclarecer as causas do acidente “o mais breve possível”.
Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul. Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação. A Aeronáutica investiga as causas do acidente e o governo federal está à disposição do governo do estado e…— Lula (@LulaOficial) December 22, 2024
O Governo de Rio Grande do Sul também se manifestou. O governador, Eduardo leite, deixou uma mensagem nas redes sociais, que pode ver abaixo:
Manifestação do governador Eduardo Leite sobre o trágico acidente aéreo em Gramado. pic.twitter.com/RJAB0rBEwl— Governo do Rio Grande do Sul (@governo_rs) December 22, 2024