José Castelo Branco é acusado de violência doméstica pelo Ministério Público

Partilhe esta notícia

Segundo uma nota divulgada pelo Ministério Público, o arguido “atuou com o propósito concretizado de maltratar” a mulher, Betty Grafstein.

José Castelo Branco foi acusado “pela prática de um crime de violência doméstica” pelo Ministério Público (MP), avança o Expresso.

Segundo uma nota divulgada no portal do MP, o arguido “atuou com o propósito concretizado de maltratar” a mulher, Betty Grafstein.

O despacho de acusação foi deduzido no dia 4 de novembro, mas a informação foi tornada pública apenas esta segunda-feira, dia 25.

Arguido e vítima eram casados desde novembro de 1996, encontrando-se indiciado que, desde o início do casamento, o arguido agredia física e verbalmente a vítima.” Ainda de acordo com a acusação, “o arguido forçava a vítima a vestir roupa que escolhia, a ser maquilhada por si e a calçar sapatos que lhe provocavam dores”, revela a nota.

Segundo a acusação, os factos acima referidos prolongaram-se até maio deste ano, quando a“vítima foi internada num hospital, na sequência de um empurrão alegadamente desferido pelo arguido”.

A mesma nota dá ainda conta de que José Castelo Branco “atuou com o propósito concretizado de maltratar a vítima, de 95 anos, molestando-a no seu corpo e saúde psíquica, injuriando-a e atemorizando-a, bem sabendo que era a sua mulher e estando ciente da idade desta”.

De relembrar que Betty Grafstein deu entrada no Hospital CUF Cascais no dia 20 de abril. Foi na unidade hospitalar que a designer de joias disse que tinha sido vítima de agressão por parte do companheiro, e de forma continuada.

Em maio, após ser detido pela GNR, por decisão do Tribunal de Sintra, José Castelo Branco ficou impedido de contactar a vítima e de permanecer no hospital onde, à data, se encontrava a mulher internada.

Ficou igualmente proibido de permanecer na residência que Betty Grafstein viesse a ocupar quando tivesse alta hospitalar.

O arguido não se pode aproximar da mulher, a menos de um quilómetro, estando sujeito a meios técnicos de controlo à distância (pulseira eletrónica), segundo o despacho do juiz de instrução criminal.

José Castelo Branco negou qualquer agressão e disse que as denúncias de violência doméstica contra a mulher, com quem está casado há quase 30 anos, “são ridículas”.