O Mundo em 2024: Trump sob pressão e Putin descrito como “maluco perigoso”

Partilhe esta notícia

Recorde os artigos de Mundo mais lidos pelos leitores do Notícias ao Minuto em 2024.

O ano de 2024 começou com ataques dos Hutis no mar Vermelho, um grupo que dizia ser parte do eixo da resistência contra Israel, Estados Unidos e Ocidente. Estes ataques começaram a 7 de novembro de 2023 após o início do conflito entre Israel e o Hamas. 

Em fevereiro, Joe Biden afirmou que Putin “é um filho da mãe maluco”, tendo em conta as ameaças do russo face a uma eventual ameaça nuclear. Certo é que, meses mais tarde, após a autorização dos EUA à Ucrânia para uso de armas de longo alcance, Vladimir Putin alterou a doutrina nuclear.

Já em maio, os olhos dos leitores do Notícias ao Minuto estiveram postos na Eslováquia, após o primeiro-ministro ter sido baleado em frente à Casa da Cultura. No mês seguinte, foi a Coreia do Norte que chamou à atenção ao executar um jovem de 22 anos, em público, por ouvir k-pop

Em julho, o mundo esteve de olhos postos na tentativa de assassinato de Donald Trump. O momento aconteceu num comício antes da convenção republicana, onde seria oficialmente nomeado candidato do Partido Republicano, nas eleições de novembro. Eleições essa que Trump venceu, derrotando a democrata Kamala Harris. Ainda nos Estados Unidos, meses mais tarde, 75 pessoas foram hospitalizadas por estarem infectadas com a bactéria Escherichia coli, depois de terem comido Mcdonald’s. Uma pessoa morreu. 

Gisèle Pelicot falou, pela primeira vez, sobre as violações a que foi sujeita pelo marido. O julgamento teve início em setembro. A francesa terá sido violada por 72 homens.

Já no último mês do ano, o Papa Francisco chamou à atenção ao aparecer com um hematoma roxo no queixo durante uma cerimónia que decorreu na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O gabinete de imprensa veio esclarecer a situação, dizendo que o Sumo Pontífice tinha batido com o queixo na mesinha de cabeceira.

Houve ainda três notícias ocorridas no Reino Unido. Uma jovem reclusa de um centro de correção para menores, terá sido presa e despida pelos guardas. A outra notícia fala-nos de um homem, de 36 anos, que atacou, com recurso a uma espada, um adolescente de 14 anos. O jovem perdeu a vida e quatro pessoas ficaram gravemente feridas. 

Por fim, o vencedor do Euromilhões do jackpot de 21.448.937 euros reclamou o prémio. Fortuna que faz com que ultrapasse, por exemplo, o cantor Harry Styles ou o pugilista Anthony Joshua, ambos com fortuna avaliada em 175 milhões de euros.